quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Independência? Isso morde???


Olá amigos-leitores. Que dia bonito, hein?! 7 de setembro, o dia de nossa pátria soberana. Dia em que ganhamos nossa independência, certo? Bem, acho que não é bem assim. Infelizmente, desde pequenos, nos enchem com mentiras sobre a nossa própria história. Fazem de ladrões e interesseiros, nossos mais admirados heróis; e daqueles que deram e continuam dando, suas vidas por esta nação, apenas a triste solidão, poeira do esquecimento. Parece que ser brasileiro só é bom quando é época de copa, e olhe lá. Hoje fiquei muito triste ao entrar no twitter e ver os tópicos mais comentados, sobre o 7 de setembro praticamente só tinha besteiras sobre o feriado em si, por exemplo: agradecimentos por não haver aula ou trabalho e outras coisas. Esse é, pra mim, o reflexo de como a história, que tanto amo, tem sido passada e não-valorizada por nós brasileiros. E a todos que acham que a data de hoje serve só para desfiles sem sentido, ou em razão de um nobre história, escrevo este poema. E com toda a sinceridade, lhes digo que somente cresceremos enquanto nação quando a nossa educação e nosso povo for, enfim, levado a sério.
Viva 7 de setembro! Viva professores (sobretudo os de história)! Viva ao povo brasileiro!
Dessa vez espero que vocês mais que gostem, que reflitam e vão atrás do seu passado, pois ele lhe implica a todo o memento.



Independência? Isso morde???

Insistem em nos fazer...
Acreditar em contos de fadas.
Escolhem fatos ao seu bel prazer.
Mas acho que as coisas não foram bem assim, meu camarada.

Acredite, o "Grito do Ipiranga"
Tá mais para um cochicho.
Incerteza, inseguranças
O tal do príncipe não tava nem montado num bicho.

Sou muito brasileiro,
Pra admitir essa farça!
Há 189 anos enganam o povo inteiro,
Com essa estória sem graça.

A nossa história
Não está nesses livros...
Está a cada esquina,
Com o povo brasileiro, guardião da nossa glória.

Independência?
Acho que me falaram disso um vez.
Mas nunca achei que fosse verdade.
Só pode ser ficção, uma insensatez.

Viva 7 de setembro, o novo 1º de abril!
Independência sem educação, onde já se viu?
10% do PIB já, é do que o país precisa!
Não acredite no que falam esses cara-lisas!

E o "Independência ou morte!"
Tá mais pra: Independência, isso morde?
Sem ordem o progresso anda pra trás?
Que nada, pense direitinho, meu rapaz.

P.S. E eles ainda insistem em nos contar histórias mentirosas.
Mas somos mesmo é um país de falsos heróis e de sofrimentos verdadeiros!



Por: Kellysson Bruno Oliveira Lima (L)

Nenhum comentário:

Postar um comentário