sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Psicologia no Verso




Olá amigos-leitores, como estão? Bem, esse poema foi feito ontem a noite, antes de dormir. Como sempre, os versos invadiram minha mente. Levantei no meio da noite para escrevê-los. Acredito que vieram por conta de uma conversa que tive com Ataídes, onde ele me disse que, ao contrario de mim - que me pauto na visão mais social, o discurso dele tenta ser o mais eclético possível dentro das muitas abordagens da psicologia. Foi pensando por muito tempo nessas e noutras frases que marcaram o fim da tarde de ontem, que escrevi esses versinhos. Espero que pelo menos a 4 abordagens principais se sintam contempladas, algumas mais, outras menos. Mas isso faz parte. Se fosse escrever todas por igual, esse poema não teria mais fim. ^^ Dedico-o a todos os meus amigos estudantes de psicologia e futuros colegas de profissão, mas em especial a meu brother Ataídes, a Isvânia, a Prochazka, Raul (primeiro a ouvir e a gostar) e a mais linda, inteligente e incrível psicóloga de todos os tempos - que por um acaso é minha maravilhosa esposa - Roberta.
Espero sinceramente que gostem! Esse eu, sinceramente, me afeiçoei muito.


A Psicologia no Verso


Eu sou o aqui... Sou o agora!
Sou todo um repertório de comportamento.
Reclamo o passado e vou me embora,
Formando todo o desenvolvimento.

Há muito que só faço sonhar...
Com duas luas brilhando a contento.
São as estrelas perdidas no mar,
Girando na ponta de um catavento.

[Espero que Freud consiga explicar...
Esse sonho perdido no vento.]

Perdido entre a solução, também estou.
Encontro-me na Identidade.
Múltiplas personalidades também estudou,
Mas prefiro as subjetividades.

Depois de tropeçar no devir...
Caiu num mundo de possibilidades.
Chega nos cantos somente para partir.
[Entenda!] Sempre existe outro modo de explicar a realidade.

Tenha calma! Não se assuste!
Não tenha medo e nem se ajuste!
A psicologia é assim...
É só um mundo novo que nunca terá fim!

Por: Kellysson Bruno Oliveira Lima (L)

Nenhum comentário:

Postar um comentário