terça-feira, 14 de dezembro de 2010

REDAÇÃO - PSS - UFAL




Olá senhores amigos-leitores, como estão? Espero que bem. Assim como demonstram meus últimos post, passei e continuo passando por um processo de mudanças bruscas em minha vida. Foi por conta dessas mudanças que passei todo esse tempo sem postar uma frase sequer. Porém espero agora, mais calmo, postar todo o material produzido nesses tempos célere e conturbado que passei. Para inaugurar a minha volta ao meu querido blog, irei expor a redação que fiz no mais recente vestibular que prestei (para a UFAL). Ela representa mais que uma decisão, representa aquilo por quem eu sempre lutarei e defenderei até a morte, aquilo que dita as regras da minhas vida, e que por mais que modifique meu caminho, nunca fugirei de seu rumo. Ela representa o meu amor pelo meu Estado, meu amor pela minha Alagoas.

Espero que gostem. [Eu a refiz de memória assim que cheguei em casa]



Tema: Imagine que vc tenha que vc tenha que defender o potencial turístico de se Estado.

Faça-o em um comentário a ser publicado em uma revista nacional de turismo.



Mais que águas quentes e verdes. Alagoas é um mundo rico em cultura, lazer, história e arquitetura, para não falar na hospitalidade de sua gente. Um povo alegre, receptivo e cativante, que faz desse pedacinho de Brasil, um lugar mágico, único e inesquecível.


Não é de hoje que Alagoas encanta àquele que por essas terras passam. Suas praias - ou melhor, todo o seu litoral - atraem a cada dia mais e mais pessoas, que vem na ânsia de descobrir esse verdadeiro paraíso. Ao chegar, encontram mais que bonitas paisagens, descobrem uma grandiosa tradição, oriunda da mistura entre índios, brancos e negros (cada um dando sua contribuição para a formação cultural dessa terra). Talvez seja essa mistura étnica que faz com que esse Estado tenha uma cultura tão diferenciada em comparação a qualquer outro lugar.


Diferenciada também é a sua história. Por aqui ocorreram vários fatos históricos curiosos, heróicos e bastante importantes não só para a região, mas também para o país. Como exemplo, pode-se citar a resistência negra (por meio do Quilombo do Palmares), a Invasão Holandesa e inclusive a prórpria Emancipação de Alagoas. Além disso, tem uma geografia variada, que vai de áreas de clima úmido, como o litoral, até as terras quentes, secas e encantadoras do sertão, como Delmiro Gouveia e Piranhas. Possui um vasto patrimônio arquitetônico, que o diga Penedo, cidade secular, com suas construções que além de embelezar, contam a história desse maravilhoso Estado, que já foi cantado por Djavan, escrito por Graciliano Ramos, pesquisado por Théo Brandão e é com certeza amado por todos o conhecem.


Alagoas, terra de muitas surpresas e inúmeros encantos. Terra nascida das águas, que nutem a vida, que faz brotar maravilhas desse chão. Terra que merece ser - de verdade - conhecida por todos, não só por esses, mas por muitos outros atributos únicos.



Por: Kellysson Bruno Oliveira Lima.



[Para todo o sempre, um apaixonado por essa terra, que tem Alagoas marcado na alma.]

Um comentário:

  1. Por mim já tá aprovado parceiro!!
    Ótima redação!!
    Abraço!

    ResponderExcluir